Homenagem. Uma palavra que ontem juntou elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Polícia Marítima e Municipal de Coimbra, bombeiros Sapadores e voluntários de Coimbra e de Brasfemes numa ação pública de agradecimento aos profissionais de saúde, “pelo trabalho abnegado que têm executado em prol dos nossos concidadãos, correndo os riscos inerentes a quem está na frente da batalha, nomeadamente comprovados pelo número de profissionais infetados pela doença covid-19”, adianta a polícia em nota de imprensa.
A meio da tarde, uma caravana de elementos das forças de segurança deslocou-se aos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), Hospital Pediátrico, delegação do INEM e Hospital dos Covões, para prestar uma homenagem a todos os envolvidos nesta batalha frente a um “inimigo” comum.
À frente, as motos dos batedores abriram caminho para as viaturas que primeiro chegaram à urgência dos HUC. Em parada, as forças de segurança entoaram o Hino Nacional frente aos profissionais de saúde, a que se seguiu um demorado aplauso, pleno de reconhecimento.
José Nascimento, comissário da PSP de Coimbra, entregou aos funcionários dos HUC uma placa de homenagem pelo trabalho desenvolvido nestes tempos de pandemia e recebeu de volta um agradecimento pela ação.
Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, o responsável da polícia, explicou que esta foi uma “iniciativa da PSP no âmbito da pandemia, à qual aderiram as outras instituições de segurança, proteção e socorro. É um ato de reconhecimento pelos profissionais de saúde, sejam os médicos, enfermeiros, pessoal técnico e apoio. É uma forma de reconhecermos em nosso nome e de todos os portugueses”, destacou.
“É um reconhecimento por tudo o que têm feito por nós”, concluiu.