HDFF com menos de um terço de internamentos covid face a 2021

Posted by
Spread the love

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) tem menos de um terço de doentes internados com covid-19 do que no período homólogo do ano passado. Segundo dados enviados ao DIÁRIO AS BEIRAS, ontem, estavam hospitalizados 20 pacientes na enfermaria dedicada, contra os 69 no mesmo dia de janeiro de 2021.

Na semana de 17 a 23 de janeiro deste ano, foram registados 104 atendimentos nas várias áreas do Serviço de Urgência de adultos, enquanto a Urgência Pediátrica atendeu 24 crianças. No mesmo período, 18 adultos e outras 22 crianças foram encaminhados para a Urgência Respiratória Aguda, ou seja, foram infetados pelo novo coronavírus.

No período homólogo de 2021, foram atendidos nas Urgências gerais 63 adultos e nove crianças. Naquela semana, 23 adultos e 11 crianças foram diagnosticadas com complicações respiratórias agudas.

O aumento da procura dos serviços de Urgência geral e pediátrica, verificado na semana passada, poderá justificar-se com o recurso ao hospital como primeira opção, em detrimento dos Cuidados de Saúde Primários, nos casos que, clinicamente, não são considerados urgentes.

Visitas suspensas

Neste momento, o HDFF encontra-se na segunda fase do plano de contingência, isto é, no nível intermédio de uma escala com três patamares. Entretanto, as visitas aos doentes continuam suspensas, medida tomada no início do mês de dezembro, altura em que voltou a disparar o número de casos de covid-19.

“Com esta medida, pretende-se acautelar a saúde de utentes e profissionais da instituição, reduzindo-se a circulação de pessoas na área hospitalar e, assim, garantir a segurança na assistência prestada. Esta suspensão [de visitas] não abrange situações de caráter excecional, consideradas urgentes e necessárias pelo médico assistente, em articulação com o diretor de serviço”, esclarece a administração do HDFF.

Novo Bloco Operatório
em março

Entretanto, a construção do novo Bloco Operatório está na fase de conclusão. O equipamento deverá ser inaugurado em março deste ano. Assim, a obra ficará concluída dentro do prazo – 18 meses. Trata-se de um investimento de quatro milhões de euros, com uma comparticipação de 85 por cento de fundos europeus.

A nova ala do HDFF ocupa 1400 metros quadrados, onde serão instaladas quatro salas de cirurgia, uma sala de indução anestésica, Cirurgia de Ambulatório, salas de recobro e áreas de apoio. As instalações do atual Bloco Operatório deverão ser utilizadas por uma Unidade de Cuidados Intensivos, valência que, no anterior mandato autárquico, a Câmara da Figueira da Foz propôs ao Governo, em articulação com a administração do HDFF.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.