Passados 20 anos depois de encerrar, a barragem do Lapão, em Mortágua, está perto de ganhar uma nova vida. A requalificação da infraestrutura foi colocada a concurso público na terça-feira no Diário da República, pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro. Segundo o documento que está publicado no site do Governo, a obra está a concurso por 4.320.705,00 euros.
A barragem do Lapão, financiada com fundos da União Europeia e concluída em 2001, foi encerrada dois anos depois por alegadas falhas de segurança, tendo ameaçado ruir em janeiro de 2003, na sequência de fortes chuvadas. Na passada terça-feira abriu-se uma nova porta para que a barragem possa voltar a estar em funcionamento, depois de a requalificação ter sido colocada a concurso público.
“Reabilitação da barragem do Lapão através de sistema de parede moldada, de cortina de estacas secantes ou de outra solução tecnicamente adequada” é a designação do contrato que está publicado no site do Diário da República, tendo um valor do preço base de procedimento de 4.320.705,00 euros.
O processo está, agora, do lado das empresas, que têm 58 dias para apresentarem uma proposta de reconstrução.
Ler notícia completa na edição impressa e digital de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS