“O próximo ano marcará definitivamente o fim de um dos períodos de gestão mais difíceis da história do nosso município”, afirmou este sábado o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, durante a sessão solene que marcou o 126.º aniversário da restauração definitiva do concelho.
Em dia de festa, com a celebração do feriado municipal, e na presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, os poiarenses receberam a notícia de que, “dentro de um ano, a autarquia pretende anunciar a saída da situação de excesso de endividamento em que se encontra”.
Com esta notícia, o município sairá então do processo de assistência financeira em curso, tendo em conta o atual trajeto de redução do endividamento, o que poderá trazer benefícios à população.
“Muitos poiarenses manifestavam a sua indignação, pelo facto de o município ser um dos que aplicam as taxas mais elevadas de IMI em toda a região Centro. E com razão. Mas hoje quero partilhar uma boa notícia. Com a saída no próximo ano da situação de excesso de endividamento, a autarquia ganhará a autonomia necessária para voltar a definir aquilo que são as suas taxas e impostos”, apontou.
João Miguel Henriques referiu ainda que “os próximos executivos municipais não irão certamente encontrar uma câmara nas mesmas condições em que encontrou”.
“Esta será uma vitória de todos e uma obra que, embora não tendo direito a inauguração, marcará definitivamente o fim de um período de gestão difícil”, concluiu.
Ler notícia completa na edição impressa e digital de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS