A Câmara da Lousã apresentou ontem, no salão nobre dos Paços do Concelho, o seu programa das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril. Múltiplas iniciativas culturais, desportivas e cívicas preenchem o calendário até dezembro.
Enquadrado nas orientações nacionais da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril, o programa foi apresentado com a presença da Comissão de Honra – que inclui os presidentes de junta, da câmara municipal e da assembleia municipal. Esteve também presente o Grupo de Trabalho constituído por representantes de cada partido representado na Assembleia Municipal da Lousã e um do PCP, Conselho Municipal Sénior, Conselho Municipal Jovem, CLAS, CMEL, Agrupamento de Escolas da Lousã, Status – Escola Profissional, Provedoria das Pessoas com Incapacidade, José Luís Santos e o chefe da Divisão de Desenvolvimento Social e Económico e o coordenador da Unidade de Cultura e Turismo da Câmara da Lousã.
A programação apresentada é “dinâmica, estará em constante atualização e resulta do trabalho desenvolvido pela equipa técnica da autarquia, em articulação com as diferentes entidades e parceiros do concelho”, referiu a vice-presidente, Henriqueta Oliveira. Segundo a mesma, “o programa será transversal a todo o território, com manifestações culturais, desportivas e cívicas em todas as freguesias e está articulado com a programação de outras entidades.
A apresentação da programação incluiu a inauguração da exposição “25 Mulheres na Luta pela Emancipação”, patente na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.
A Câmara da Lousã já desenvolve programas de comemorações do 25 de Abril mais extensos desde 2019. Mesmo durante a pandemia, esta efeméride foi sempre assinalada de forma marcante.
O programa pode ser consultado online em https://cm-lousa.pt/comemoracoes-dos-50-anos-do-25-abril/ e será distribuído, em formato físico, em todo o concelho.