É dia de festa na vila de Pampilhosa da Serra. Este sábado, o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense (GMFP) celebra o seu 324.º aniversário e, para além dos elementos da banda, atuais e antigos, pretende envolver a população nas celebrações do aniversário “da mais antiga banda filarmónica do país”.
“Temos grande expetativas para o aniversário. Vamos fazer uma coisa que nunca foi feita. No ano passado tentámos trazer todos os elementos vivos do grupo. Este ano vamos fazer algo diferente e homenagear todos os nossos músicos no ativo”, ressalvou a presidente do GMFP, Fernanda Alves. As homenagens, atribuídas “consoante os anos de ligação ao grupo”, clarificou, são um dos pontos altos de um dia de partilha com a população. “Vai estar reunida a família do GMFP.
Neste momento o grupo está mais forte que há 10 anos atrás”, assegurou. Com 324 anos, o grupo continua a crescer e a atrair novos membros. “Criámos uma escola de música que tem vindo a crescer. Este ano criámos também uma nova valência que está relacionada com as violas”, revelou. Entre elementos da Escola de Música e membros ativos, o GMFP, “deve ter entre 65 a 70 elementos”. As solicitações são muitas e, até ao final do ano, o grupo deve ultrapassar o número de atuações de 2023. “Estamos com um número de atuações e presenças semelhante ao ano passado. Até ao final de 2024, a nossa previsão é superar o número de 2023”, reiterou Fernanda Alves.
Programa
A partir das 15H30, O GMFP, acompanhado pelas bandas convidadas, a Associação Filarmónica Bidoeirense e a Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, animam um desfile pela vila que termina em frente ao edifício da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra. Pouco depois, às 16H30, o Auditório Municipal de Pampilhosa da Serra abre portas “para um concerto memorável, que certamente será um deleite para os apreciadores da música”, realça o GMFP. Em palco, para além do grupo aniversariante, que está responsável por encerrar o espetáculo, vão estar também as duas bandas convidadas.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do Diário As Beiras